Seminário online – Durante o segundo semestre de 2021, o CAPACETE apresenta um seminário online sobre e com residências e iniciativas artísticas da América Latina, e com uma sessão de bônus internacional. Os encontros do seminário são complementados por vídeo-relatos documentando o histórico e conceito de cada espaço convidado. Mais vídeos de outros espaços serão incluídos além do seminário, para criar um mapa parcial, mas crescente, do momento.
A série de seminários começa com alguns dos contemporâneos e colaboradores do CAPACETE e se ramifica a partir daí para incluir outros espaços. O primeiro seminário investigará 10 espaços da América Latina que inauguraram no final dos anos 90 até o final dos anos 2000
Seminario I
O encontro “Ontem” – no 11 de setembro 2021, conta com participação de Lugar a Dudas (Bogotá, Colômbia); Teor/éTica (San José, Costa Rica); Galería Metropolitana (Santiago, Chile); JA.CA (Belo Horizonte, Brazil); SOMA (Mexico City, Mexico); Kiosko (Santa Cruz de la Sierra, Bolivia); EXO (São Paulo, Brazil); Ateliê Aberto (Campinas, Brazil); CRAC (Valparaíso, Chile); El Basilisco (Buenos Aires, Argentina). Com participação especial de Alejandro Martin, Bernardo Oyarzún, Carla Zaccagnini, Daniel Acosta, Douglas Rodrigo Rada, Gala Berger, Iara Freiberg, Pablo León de la Barra, Soledad León, Raphael RG, entre outros, e uma abre-alas da Maria Lucas. Verifique a programação do dia abaixo.
Registro do encontro “Ontem”: Parte 1 – Apresentações dos espaços
Registro do encontro “Ontem”: A-tua-ação de Maria Lucas
Registro do encontro “Ontem”: Parte 2 – Debate
Seminario II
O segundo seminário, “Hoje”, nos dias 15 e 16 de outubro, irá investigar espaços latino americanos dos anos 2010 até 2020, antes da pandemia. Com participação de Pivô (São Paulo, Brasil); Beta Local (San Juan, Puerto Rico); Ultravioletas (Guatemala City, Guatemala); Bela Maré (Rio de Janeiro, Brasil); Casa do Povo (São Paulo, Brasil); Bisagra (Lima, Peru); Lanchonete<>Lanchonete (Rio de Janeiro, Brasil); URRA (Buenos Aires, Argentina); A Farol (Curitiba, Brasil); Taller 7 (Medellín, Colômbia); Projecto CasaMario (Montevideo, Uruguay); Casa Nuvem (Rio de Janeiro, Brasil). Com participação especial de Beatriz Santiago Muñoz; Catalina Lozano, Felipe Mujica; Gisselle Giron; Grupo Inteiro; Keila Kern; Livia Diniz; Marcos Cardoso e Emilson Nunes; Niklaus Strobel; Rodolfo Marqués; Stefano Benchoam; Taísa Vitória; Wallace Masuko. Verifique a programação do dia abaixo.
Registro do encontro “Hoje”, Dia 1, 15 de out – Apresentações dos convidados dos espaços e debate com os gestores
Registro do encontro “Hoje”, Dia 2, 16 de out – Apresentações dos convidados dos espaços e debate com os gestores
Registro da performance Daniela Mattos – “Francamente – Homenagem a Walter Franco.” Uma performance-cantoria-homenagem com trés musicas do compositor doce-maldito Walter Franco. Executado para o seminário “Independência dependente; ontem, hoje e amanhã – espaços de arte na America Latina”.
O terceiro seminário tratará de novas instituições que são o futuro e as suas pautas atuais. Participantes a serem anunciados.
Um quarto evento será dedicado a case-studies específicos do cenário internacional. Participantes a serem anunciados.
Em conjunto, os encontros visam a troca de conhecimentos sobre as formas como cada espaço tem funcionado, considerando as suas distintas ecologias culturais e sistemas de apoio, suas urgências que viveram e vivem, as relações locais, regionais e globais e as estratégias específicas de sobrevivência. O título do seminário questiona a noção de “espaço independente” e aborda os aspectos difíceis e belos de estar em relação.
Para enriquecer o debate, cada espaço por sua vez convidou um ex-colaborador, artista, curador etc. a relatar sua experiência enquanto esteve em residência. Um abre-alas artístico irá abrir cada sessão destes encontros.
A crítica e artista Daniela Mattos irá acompanhar todos os 4 seminários e fará um relato escrito que será publicado digitalmente.
Conceito do seminário: Helmut Batista com Tanja Baudoin
Cronogramas dos encontros
Seminário 1 – “ONTEM” – 11 de setembro 2021
Programa completa – 12h00 às 15h00 (horário de Brasília, GMT-3)
12:05 – abertura
12:15 – EXO (São Paulo, Brasil) com PABLO LEÓN DE LA BARRA (México)
12:30 – CRAC (Valparaíso, Chile) com PABLO SAAVDRA (Chile)
12:45 – TEOR/éTica (San José, Costa Rica) com GALA BERGER (Argentina)
13:00 – KIOSKO (Santa Cruz de la Sierra, Bolivia) com DOUGLAS RODRIGO RADA (Bolívia)
13:15 – lugar a dudas (Bogotá, Colômbia) com ALEJANDRO MARTIN (Colômbia)
13:30 – El Basilisco (Buenos Aires, Argentina) com IARA FREIBERG (Brasil)
13:45 – JA.CA (Belo Horizonte, Brasil) com RAPHAEL RG (Brasil)
14:00 – Galeria Metropolitana (Santiago, Chile) com BERNARDO OYARZÚN (Chile)
14:15 – SOMA (Ciudad de México, México) com ARMANDO ROSALES (Venezuela)
14:30 – Ateliê Aberto (Campinas, Brasil) com DANIEL ACOSTA (Brasil)
14:45 – CAPACETE (Rio de Janeiro, Brasil), CARLA ZACCAGNINI (Brasil)
15:00 – pausa
16h00 às 18h00 –
1 – Abre alas com artista Maria Lucas (Brasil)
2 – Discussão com todos os espaços
Maria Lucas é a artista convidada para abrir as alas durante o primeiro seminário.
Maria Lucas é uma artista multi-indisciplinada carioca.
(en)Canta e trabalha com A-TUA-AÇÃO nas áreas da escrita e da performance.
Travesti, Construtora-Escritora e propositora de subversões na arte-vida. Com o ensaio Próteses de Proteção Ganhou o primeiro lugar do prêmio de textos ensaísticos do Instituto Moreira Salles.
Foi residente do MAM-Capacete em 2020-2021.
Seminário 2 – “HOJE” – 15 e 16 de outubro 2021
Sexta-feira dia 15/10
14:00 – abertura
14:10 – Pivô (São Paulo, Brasil) com Catalina Lozano (Colômbia)
14:30 – Beta Local (San Juan, Puerto Rico) com Beatriz Santiago Muñoz (Puerto Rico)
14:50 – URRA (Buenos Aires, Argentina) com Rodolfo Marqués (Argentina)
15:10 – Bela Maré (Rio de Janeiro, Brasil) com Taísa Vitória (Brasil)
15:30 – Casa do Povo (São Paulo, Brasil) com Grupo Inteiro (Brasil)
15:50 – Bisagra (Lima, Peru) com Gisselle Giron (Peru)
17h – 19h – Performance de Daniela Mattos
Discussão com os espaços
Sábado dia 16/10
14:00 – abertura
14:10 – Lanchonete<>Lanchonete (Rio de Janeiro, Brasil) com Marcos Cardoso e Emilson Nunes (Brasil)
14:30 – Ultravioletas (Guatemala City, Guatemala) com Felipe Mujica (Chile)
14:50 – A Farol (Curitiba, Brasil) com Keila Kern (Brasil)
15:10 – Taller 7 (Medellín, Colômbia) com Wallace Masuko (Brasil)
15:30 – Projecto CasaMario (Montevideo, Uruguay) com Niklaus Strobel (Uruguay)
15:50 – Casa Nuvem (Rio de Janeiro, Brasil) com Livia Diniz (Brasil)
17h – 19h – Performance de Daniela Mattos
Discussão com os espaços
A crítica e artista Daniela Mattos irá acompanhar todos os 4 seminários e fará um relato escrito que será publicado digitalmente. Também faz uma contribuição performática/musical durante o segundo seminário “Hoje”.
Mãe solo, artista, educadora e curadora que também escreve e canta. Participou de diversas exposições, mostras de vídeo e publicações no Brasil e no exterior, com destaque para a exposição individual Um teto todo meu (MAC-Niterói, 2015). Pós-Doutora em Linguagens Visuais pelo PPGAV-EBA-UFRJ (2016), Doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade, PEPG/PC-PUC-SP (2013). Integra os Escutadores, coletivo composto em 2018 por artistas e psicólogos que realizam escutas em territórios e contextos diversos. Desde 2019 é membra do corpo docente da Univeritas, no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Mais informações sobre a artista estão disponíveis em: www.danielamattos.art.br
Todas as demais biografias dos artistas, curadores, gestores e os espaços podem ser encontradas nas páginas com os vídeos-relatos.