Casa Nuvem

Conversa entre Eduardo Bonito e Helmut Batista
Casa Nuvem – Rio de Janeiro, Brasil

A Casa Nuvem era uma casa de dois andares no centro do Rio de Janeiro que a gente usava como espaço de trabalho e de encontros. Com várias salas, uma oficina de bicicletas, um bar e uma “Koozinha”, a Casa Nuvem era o lugar onde a gente desenvolvia os nossos projetos e acolhia iniciativas de outras pessoas e grupos.

A Casa foi alugada em dezembro de 2012 por quatro pessoas e o coletivo Nuvem Móvel; no início de 2014, abrimos a gestão da casa para outras pessoas e mais de 30 se associaram. Em 2016 fomos coagidas a fechar a casa e os projetos foram encerrados. Mais informação sobre os motivos do fechamento da Casa Nuvem: https://www.casanuvem.com/

Na Casa Nuvem, todas as quintas, acontecia o Dissidências Criativas, um espaço de reflexão e ação coletiva em torno às interferências entre estética e política. Apresentações, falas, debates, ações, oficinas de silk, impressão tipográfica, serigrafia e fantasias eram criadas para a construção de todo tipo de artefatos de insurgência poética; nas quartas, tinha a Triciclo, uma oficina coletiva de de manutenção de bicicletas que juntava um monte de gente suja de graxa pra trocar carinho, ideias e conhecimentos sobre mecânica e sobre o direito à cidade; o Nuvemhub era uma plataforma de intercâmbio de conhecimento para o desenvolvimento de projetos colaborativos em novas tecnologias, produção cultural, música e audiovisual e um espaço de construção de tecnhotrakitanas; a PanELA de Experimentos reunía mulheres interessadas por música eletrônica; o Sarau Fotográfico era um laboratorio fotográfico e um encontro semanal entre amantes da fotografia que queriam mostrar seus trabalhos e discutir em torno à imagem; o Para o meu amor passar era um espaço para experimentação com o universo infantil, reconhecimento local e aprendizagem com as crianças da vizinhança. E as segundas feiras tinha também o Prepara Nem, que realizava eventos e um curso preparatório pro Enem para pessoas trans em situação de vulnerabilidade. A Casa Nuvem era Ponto de Cultura Municipal.

Convidada para o Seminário: Livia Diniz