Arto Lindsay

Country:

Brasil

Position:

Artista

Web:

http://artolindsay.com/

Três convites do Capacete
Em 2010,ano em que o Capacete organizou as publicações da Bienal de São Paulo, fui convidado pelo Helmut para participar de uma serié de palestras e atividades no Teatro Arena. Decidi realizar uma idéia de 1984 e fazer  uma trilha sonora para uma palestra. Convidei Lisette Lagnado para contribuir com texto e leitura  e Pedro Sá e Vivian Caccurri para tocarem comigo. Lisette nos  forneceu o seu texto “Desvios de la deriva”. Estudamos o ensaio e organizamos os sons de acordo com o desenvolvimento do argumento, espelhando e contrastando com suas idíéias e com sua pontuação e síntaxe .
Para deixar claro a função da música como trilha,pelo menos para mim, adaptamos o tema de”Le Mepris” (Desprezo) do Jean Luc Godard. Assumimos como modelo uma trilha que sem deixar de intensificar ou pelo menos sinalizar emoções cria dúvidas e ambiguidades sobre aquilo a que se subordina.
Esta performance foi repetida no Teatro Ipanema em 2013
Helmut me convidou para fazer uma publicação. Demorei par ter um idéia. Dois artistas residentes em Salvador, Joãozito Pereira e Lanussi Pasquali, estavam envolvidos na recuperação do então fechado Bar Coaty da arquiteta Lina Bo Bardi. Joãozito sugeriu que fizessemos alguma coisa que envolvesse o Coaty. Pensei em fazer um livro refletindo sobre uma serie de desfiles que venho fazendo, escrevendo  e desenhando sobre fotos dos desfiles. Joãozito tinha adiquirido uma escultura da Maria Martins  num sebo em São Paulo . Pensamos em levar la para encontrar a Lina.Daí surgiu a idéia de tomar emprestado do Museu de Arte Moderna da Bahia o “Boi” da Tarsila Amaral. Juntando uma outra peça da coleção de João e Lanussi, uma cabra daSonia Ebling, fariamos um pequeno encontro de  tres artistas brasileiras com a Lina. Convidei outros amigos para aparecerm nas fotos, Nívea Luz e James   e Ícaro Sá. As fotos foram feitas por Mayra Lins,por Joãozito e por mim. Não consegui fazer das fotos um livro que me satisfizesse. O ano passado perdemos Joãozito.  Completaremos o livro numa homenagem a ele.
O Capacete tambem me chamou para fazer duas falas de artista, uma na sua antiga residencia no apartamento na Rua do Russel atrás da praça onde fica a estátua de São Sebastião e a outra na sua nova sede na  Rua Benjamin Constant. Nesta segunda dividi a mesa com Anri Sala.