A metáfora do labirinto e a ilusão da história – Programa CAPACETE # 2

 

 

 

 

 

A conversa com o intelectual negro, liderança de matriz africana e guerrilheiro Ailton Benedito de Souza, pretende questionar o divorcio entre as lógicas não-hegemônicas e a noção de história, assim como a separação entre a percepção de luta social e a disputa pelo imaginário simbólico. Mediado pela curadora, pesquisadora e performer Ana Beatriz Almeida, a conversa transita pela biografia do próprio Alabode, suas produções e intersecções a partir das lógicas de matriz africana.

**Ailton Benedito de Sousa Alabode do Ile Agboula. Militante negro filiado ao PCB a partir de 1961. Fundador do IPCN- INSTITUTO DE PESQUISA DAS CULTURAS NEGRAS. Jornalista provisionado com registro cassado após as prisões durante o período da ditadura civil militar. Preso nas seguintes ocasiões a partir de 1968: ilha das cobras/ ilha das flores/centro armamento da marinha/dops. Jubilado no 5″ano do Curso de Bacharelado em Direito/ UniB (antecessora da UERJ) em 1968 em função da lei ditatorial. Bacharel em letras: português- inglês (1976) Universidade Souza Marques/
Bacharel Engenharia civil 1989/ Universidade Veiga de Almeida

Peças de teatro disponíveis no Kindle/ Amazon
Livros
1. O drama Brasil contos 1973
2. Poluição alienação e ideologia
3. Na mira de uma esquerda ambidestra-ensaio autobiografico
4. A sociedade no mercado ensaio em torno do pensamento de Karl Polanyi.

**Ana Beatriz Almeida é curadora convidada da Bienal de Glasgow de 2020, mestranda em História e Estética da arte pelo MAC-USP e doutoranda pela King’s College (UK). Colaboradora da plataforma 01.01.Entre o final de 2018 e início de 2019 ministrou workshops em instituições europeias e africanas sobre sua pesquisa em novas ferramentas de crítica de arte contemporânea a partir de ritos de morte africanos e afrodescendentes (ANO INSTITUTE- Accra/Gana, Zinsou- Cotonou/Benin, Tate Modern-Londres/Inglaterra, CCA- Glasgow/Escócia, KM Institute for Contemporary Art- Berlin/Alemanha). Tal pesquisa teve base nos 4 anos de pesquisa de campo imersiva que a performer e pesquisadora realizou pela UNESCO nas tradições corporais negras das comunidades do Baba Egun e da Irmandade da Boa Morte. Enquanto artista ela finaliza este ano a performance de longa duração GUNGA, cujo inicio se deu em 2009, cujos episódios foram Banzo (performance in Afrocariocas- Amsterdan/HL.2009), Banzo-Middle Passage (video instalação , XV Bienal do Recôncavo, BA /BR. 2011) , Kalunga (instalação , CCSP- Centro Cultural São Paulo, SP/BR. 2016), Sobre o Sacrificio Ritual (performance in Itau Cultural, SP/BR. 2018) e Can Serrat Summer Residency ( Can Serrat, Barcelona/ES. 2018).

****nossa cozinha estará funcionando!
****evento em português com tradução sussurada para o inglês

 

 

 

 


The Labyrinth Metaphor and the Illusion of History – CAPACETE Program # 2

 

 

 

 

The conversation with the black intellectual, African leader and guerrilla leader 
Ailton Benedito de Souza, aims to question the divorce between non-hegemonic logics and the
notion of history, as well as the separation between the perception of social struggle and the 
dispute for symbolic imaginary. Mediated by the curator, researcher and performer Ana Beatriz Almeida, 
the conversation moves through the biography of the Alabode himself, his productions and intersections 
from the logic of African matrix.

** 

Ailton Benedito de Sousa Alabode do Ile Agboula. Black militant affiliated to the PCB from 1961. 
Founder of the IPCN- Black Cultures Research Institute. Journalist provisioned with revoked record 
after arrests during the period of the military civil dictatorship. Arrested on the following 
occasions from 1968: snake island / flower island / naval armament center / dops. Jubilated in the 
5th year of the Bachelor of Laws Course / UniB (predecessor of UERJ) in 1968 due to dictatorial law. 
Bachelor of Arts: Portuguese-English (1976) Universidade Souza Marques /
Bachelor Civil Engineering 1989 / Veiga de Almeida University

**Ana Beatriz Almeida is a guest curator at the 2020 Glasgow Biennale, a master’s degree student in
History and Aesthetics of Art at MAC-USP and a PhD student at King’s College (UK).
Contributor at the Platform 01.01.

After late 2018 and early 2019 she gave workshops at European and
African institutions on her research into new tools of contemporary art criticism from African and
African descent rites (YEAR INSTITUTE- Accra / Ghana, Zinsou – Cotonou / Benin, Tate Modern-London /
England, CCA- Glasgow / Scotland, KM Institute for Contemporary Art- Berlin / Germany).
This research was based on the 4 years of immersive field research conducted by UNESCO on the black body traditions of the communities of Baba Egun and the Good Death Brotherhood.

As an artist she finalizes this year’s long-lasting performance GUNGA, which began in 2009,
whose episodes were Banzo (performance in Afrocariocas- Amsterdan / HL.2009), Banzo-Middle Passage
(video installation, XV Bienal do Recôncavo, BA / BR. 2011), Kalunga (installation,
CCSP- São Paulo Cultural Center, SP / BR. 2016), About Ritual Sacrifice
(performance in Itau Cultural, SP / BR. 2018) and Can Serrat Summer Residency
(Can Serrat, Barcelona / ES 2018)