As Ilusões do cuidado

 

 

 

“Você não vai conseguir enganar todas as pessoas o tempo todo. Os delírios do cuidado.”

Lecture Performance de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung

Lembra-se daquele dito: Bem-intencionado não é necessariamente bem feito? Na sua apresentação performática, Bonaventure vai mexer com racionalidades de cuidado e de filantropia no discurso contemporâneo, atravessando assuntos como controle de natalidade, feminismo negro e o “complexo curatorial”, como produção de conhecimento. Impulsionado pelo desejo de se tornar indigesto pela economia contemporânea, Bonaventure esboça as possibilidades de criar zonas temporariamente autônomas de um quilombolismo curatorial onde “o cuidado não é apenas uma figura de linguagem, não apenas uma metáfora ou analogia, mas uma tarefa. ”

Bonaventure é curador, crítico de arte e biotecnologista. Ele nasceu em 1977 em Yaoundé, nos Camarões e vive em Berlim desde 1997. Em 2009 ele fundou o Savvy Contemporary, um espaço de arte contemporânea em Berlim e atou como curador em vários contextos internacionais, da Documenta em Kassel até a Bienal em Veneza, passando pela Bienal em Dakar. Atualmente é diretor artístico do Rencontre de la Photographie – Bamako Biennale 2019, além de diretor artístico da Sonsbeek 2020. Recebeu também a primeira bolsa de estudos da Residência Curatorial da OCAD University International. Bonaventure está no Brasil pesquisando sobre Abdias Nascimento no IPEAFRO.

Depois da sua apresentação, ele e Keyna Eleison irão bater um papo, junto com o público presente. Keyna é curadora e mestre em História da Arte. Ela desenvolve exposições e meios de estruturação de trabalhos de arte e artistas.

O evento vai inaugurar o início do Programa Capacete 2019 // 2020 que, sob a direção artística de Camilla Rocha Campos, tem dentre suas principais motivações desenvolver pedagogias, construções e vivências a partir de um olhar que revisa e suspeita das ideias já estabelecidas de mundo. Capacete é um espaço de arte e pesquisa aberto ao público, que promove o pensamento contemporâneo através de residências de pesquisa, oficinas, workshops, seminários e palestras semanais.

***O evento será em inglês com tradução da lecture performance para o português através de uma projeção. O bate papo acontecerá em inglês com cuidado coletivo para traduções espontâneas em pequenos grupos.