Capacete

Conversa/relato de Helmut Batista / com Tanja Baudoin – Rio de Janeiro

CAPACETE foi o mais antigo programa de residência e intercâmbio artístico e cultural no Brasil, com mais de 23 anos de experiência. Fundado em 1998 por Helmut Batista no Rio de Janeiro, Capacete ofereceu um programa artístico que se estrutura por meio de residências de pesquisa, apresentações públicas em diversos formatos, formação para profissionais e para crianças (Pequeno Laboratório), cursos abertos, cozinha experimental, biblioteca, acervo e publicações. Em 2017 este programa aconteceu em Atenas, Grécia, associado e tangente ao programa da DOCUMENTA 14. CAPACETE incorporava formas de ação auto-organizadas, participativas e colaborativas como uma parte fundamental de sua estrutura. Um objetivo integral do programa era expandir continuamente a plataforma de intercâmbio, trazendo novos participantes e interlocutores, cultivando relações com diferentes instituições e organizações, assim como aprofundar os laços com colaboradores estabelecidos. Em 2022 CAPACETE lança um novo programa.

Helmut Batista é o fundador do CAPACETE. Sua trajetória passa pela formação em opera e pela experiência de ser artista antes de projetar e dirigir o CAPACETE. Realizou inúmeros seminários, falas, viagens de estudo em grupo, exposições, curadorias para o programa do CAPACETE, nacional e internacionalmente, para o qual construí uma rede de parceiros internacionais.

Tanja Baudoin é curadora holandesa que mora no Rio de Janeiro desde 2015, quando participou na residência do CAPACETE. Atualmente trabalha no Instituto Tunga. Trabalhou como professora e tradutora e co-organizou os grupos de leitura e tradução com Tijuana e plataforma par(ent)esis. Trabalhou como consultora curatorial na Tropix. De 2019 a 2021, foi curadora na Biblioteca | Centro de Pesquisa e Documentação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Anteriormente, fez parte do equipe curatorial do instituto de performance “If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part Of Your Revolution” em Amsterdã (2010-2015). Possui um mestrado em História de Arte da Universiteit van Amsterdam (2008) e um mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (2019).

Artista convidado do CAPACETE para o Seminário: Carla Zaccagnini

Carla Zaccagnini (Buenos Aires, Argentina, 1973. Lives between São Paulo, Brazil and Malmö, Sweden) is a visual artist, professor of Conceptual and Contextual Practices at the Royal Danish Academy of Fine Arts, and guest curator of the 34th Bienal de São Paulo. Group shows in which she has participated include SPRÅK (Havremagasinet, Länskonsthall, 2020), Shout Fire (Röda Sten Konsthall, Gothenburg, 2018), A Universal History of Infamy (LACMA, Los Angeles, 2017), Carla Zaccagnini and Runo Lagomarsino (Konsthall, Malmö, 2015), Un saber realmente útil (Museo Reina Sofía, Madrid, 2014), Under the Same Sun (Guggenheim Museum, New York, 2014), the 8th Berlin Biennale (Berlin, 2014), the 9th Shanghai Biennale (Shanghai, 2012) and the 28th Bienal de São Paulo (2008).

Her recent solo shows include Mañana iba a ser ayer (MUNTREF, Buenos Aires, 2019), You say you are one, I hear we are many (Obra, Malmö, 2019), El presente, mañana (Museo Experimental el Eco, Mexico DF, 2018), I am also stepping on wet sand (SixthyEight Art Institute, Copenhagen, 2017), Panapanã (Vila Itororó, São Paulo, 2016), Histórias feministas: Carla Zaccagnini (MASP, São Paulo, 2015) and Elements of Beauty (Van Abbemuseum, Eindhoven / FirstSite, Colchester, 2015). Her work has been featured in publications such as Cream 3 (London: Phaidon, 2003), Contemporary Art Brazil (London: Thames & Hudson, 2013) and Art Cities of the Future: 21-Century Avant-Garde (London: Phaeton, 2013) and is included in collections such as Tate Modern (London), Solomon Guggenheim Museum (New York), MUSAC (León, Spain), Pinacoteca do Estado de São Paulo and Museu de Arte Moderna de São Paulo, among others.

Maria Lucas é a artista convidada para abrir as alas durante o primeiro seminário.

Maria Lucas é uma artista multi-indisciplinada carioca.
(en)Canta e trabalha com A-TUA-AÇÃO nas áreas da escrita e da performance.
Travesti, Construtora-Escritora e propositora de subversões na arte-vida. Com o ensaio Próteses de Proteção Ganhou o primeiro lugar do prêmio de textos ensaísticos do Instituto Moreira Salles.
Foi residente do MAM-Capacete em 2020-2021.

A crítica e artista Daniela Mattos irá acompanhar todos os 4 seminários e fará um relato escrito que será publicado digitalmente.

Daniela Mattos. Mãe solo, artista, educadora e curadora que também escreve e canta. Participou de diversas exposições, mostras de vídeo e publicações no Brasil e no exterior, com destaque para a exposição individual Um teto todo meu (MAC-Niterói, 2015). Pós-Doutora em Linguagens Visuais pelo PPGAV-EBA-UFRJ (2016), Doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade, PEPG/PC-PUC-SP (2013). Integra os Escutadores, coletivo composto em 2018 por artistas e psicólogos que realizam escutas em territórios e contextos diversos. Desde 2019 é membra do corpo docente da Univeritas, no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Mais informações sobre a artista estão disponíveis em: www.danielamattos.art.br

 


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