encontro ELLA

conversa com Roberta Barros e Luisa Macedo

 

/quem somos:
em parceria com o Capacete Entretenimentos, o projeto de extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ella: Interlocuções Entre Artistas, se volta sobre as proposições de artistas mulheres na atualidade. Mensalmente, convidaremos essas artistas de diferentes meios para, além de fazerem parte de nossa roda de conversa, possam propor diálogos, workshops, ações performativas, ressaltando a importância da discussão sobre seus pensamentos, seus processos, suas referências, em especial como suas vivências são transformadas em trabalhos de arte.

//quem vem:
para abrir o 1º Encontro Ella: Interlocução Entre Artistas, propondo essa criação de espaços de troca de saberes a partir de falas e práticas que buscam a horizontalidade que tanto nos interessa quando falamos sobre ações colaborativas na arte contemporânea, Ella convida as artistas Roberta Barros e Luisa Macedo para essa edição na sede do Capacete.

Roberta Barros traz para a conversa a experiência de sua pesquisa sobre a arte feminista reunida no livro Elogio ao toque: ou como falar de arte feminista à brasileira. Algumas questões movem esse encontro com o Ella: o que é o feminismo na arte? ser artista mulher já é ser feminista de alguma forma? pode-se falar em feminino?

Luisa Macedo nos oferece uma experiência de Cardápio em Construção para a qual convidamos o público como participador. Traga o que você tem em sua geladeira e considera que pode ser utilizado para ser transmutado em alimento imantado de sabor. Teremos uma caixinha para os insumos básicos como cebola, alho e azeite.

[Roberta Barros é artista visual, pesquisadora e professora. Mestre e doutora em Artes Visuais pela EBA-UFRJ. Autora do livro Elogio ao Toque: ou como falar de arte feminista à brasileira, fruto de pesquisa vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Teses. Em 2016, foi responsável pela organização de conteúdo e curadoria do evento Diálogos sobre o feminino: contextos brasileiros nas artes (visuais), realizado nos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília]

[Luisa Macedo é mestre em artes visuais pela EBA-UFRJ e bacharel em fotografia e desenho pela Escola Guignard. Trabalha com a fotografia em suas múltiplas formas, nutrindo um interesse especial pela noção de desaparecimento e repetição na imagem.
Apesar de ser cozinheira de longa data, há apenas dois anos começou a explorar profissionalmente este campo, tendo iniciado uma aproximação entre arte e gastronomia para buscar possíveis formas de diálogos entre ambas]

///quem pode vir:
todxs são bem vindxs; estudantes, graduandxs e pós graduandxs, professores, pesquisadores, artistas e não artistas, interessadxs em arte no geral. Venham pessoas e coisas. Nossa proposta para o público é abraçar, falar, escutar, propor, criar, fazer, deslocar, respeitar, cuidar…

////quando e onde: 27 de outubro, sexta-feira, às 19hrs na sede do Capacete Entretenimentos – Rua Benjamin Constant, 131 – Glória, RJ.

Evento gratuito.