Curadora independente e pesquisadora, vive em Atenas, Grécia.
Entre 2012 e 2015, ocupou cargos de curadoria em instituições públicas de arte em Londres,
incluindo Serpentine Gallery, Fundação da Arquitetura e a Sociedade de Arte Contemporânea.
Em 2016-2017, Tsipni-Kolaza trabalhou como Assistente Curatorial para a Documenta 14 em Atenas e
Kassel. Seus projetos recentes incluem: Orange Trees that Talk, uma performance mediada por Cooking
Sections no Botkyrka Konsthall em Estocolmo e "Sonic Revolutions Vibrations from Levant", apresentado
na Haus der Kulturen der Welt em Berlim, 2016. Tendo recebido o prêmio da plataforma
Forecast. Tsipni-Kolaza desenvolveu a Sonic Revolutions, uma exposição de dois dias, sob a forma de
um álbum, explorando questões de justiça espacial, memória coletiva e história através do desvio da
cultura popular.
Para sua residência de quatro meses com Capacete no Rio, ela continuará sua pesquisa na cultura
subterrânea e popular e suas várias formas de expressões artísticas com foco em música, som,
performance e cinema. Ela pretende analisar a história de coletivos de arte, espaços de artistas,
iniciativas curatoriais e estruturas institucionais para investigar os formatos que empregam para
sobreviver às mudanças rápidas que ocorrem na paisagem econômica e política da cidade.
Kalliopi Tsipni-Kolaza
Independent curator and researcher based in Athens, Greece. Between 2012- 2015 she held curatorial positions in public art institutions in London including at the Serpentine Galleries, The Architecture Foundation and the Contemporary Art Society. In 2016-2017 Tsipni-Kolaza worked as a Curatorial Assistant for documenta 14 in Athens and Kassel. Her recent projects include: Orange Trees that Talk, a mediated performance by Cooking Sections at the Botkyrka Konsthall in Stockholm and “Sonic Revolutions Vibrations from the Levant” presented at Haus der Kulturen der Welt Berlin, 2016. Having received the Forecast Platform award Tsipni-Kolaza developed Sonic Revolutions as a two day exhibition in the form of an album, exploring issues of spatial justice, collective memory and history through the detour of popular culture. For her four months residency with Capacete in Rio, she will be continuing her research in underground and popular culture and its various forms of artistic expressions with a focus on music, sound, performance and film. She aims to look at the history of art collectives, artist-run spaces,curatorial initiatives and institutional frameworks to investigate the formats they employ in order to survive the rapid changes they occur in the city’s economic and political landscape