CAPA PRETA cine circuito – lançamento

Na próxima terça (30), se inicia o CAPA PRETA cine circuito. Evento que acontecerá mensalmente no CAPACETE, e tem como principal objetivo trazer o protagonismo das mulheres negras no audiovisual (seja como diretora, roteirista, atriz, produtora, etc). Idealizado por Safira Moreira, Inaê Moreira, Camila Rocha e Marta Lopes.

Nesse primeiro encontro exibiremos A negra de… (1966), do diretor senegalês Ousamane Sembene, filme que conta a trajetória de uma jovem senegalesa que vai trabalhar na França com o casal de franceses que a empregava em Dakar. O filme trata de modo único os efeitos do colonialismo, do racismo e dos conflitos trazidos pelas identidades pós-coloniais na África e na Europa. Baseado em fatos reais.

E em seguida teremos um debate com Sil Bahia, Diretora de progamas da Olabi e colaboradora da plataforma Afroflix (www.afroflix.com.br), e Janaína Oliveira, idealizadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE – www.ficine.org).

Convidadas:

Silvana Bahia é Diretora de Programas na Olabi. Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, foi facilitadora da Maratona RodAda Hacker – oficinas de empoderamento feminino em novas tecnologias e coordenou o plano de comunicação do filme KBELA lançado em 2015. É colaboradora do plataforma Afroflix e está envolvida em uma série de projetos ligados à inovação, gênero e enfrentamento ao racismo.

Janaína Oliveira é pesquisadora, doutora em História pela PUC-Rio e professora desta disciplina no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus São Gonçalo, onde coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI). Realiza pesquisas centradas na reflexão sobre Cinema Negro, no Brasil e na diáspora, e também sobre as cinematografias africanas, sempre buscando conexões que possam incidir também na área da educação das relações étnicorraciais.